Superpoderes, Biodiversidade e Meio-Ambiente tudo isso em uma animação brasileira, conheçam os Guerreiros da Amazônia

MATÉRIA EXCLUSIVA® Para uma criança poucas experiências são tão gratificantes quanto seu desenho favorito, e se houvesse um desenho de um grupo de super- heróis que se [...]

Superpoderes, Biodiversidade e Meio-Ambiente tudo isso em uma animação brasileira, conheçam os Guerreiros da Amazônia

MATÉRIA EXCLUSIVA®

Para uma criança poucas experiências são tão gratificantes quanto seu desenho favorito, e se houvesse um desenho de um grupo de super- heróis que se aventuram pela floresta amazonica para defender a natureza ? Onde crianças pudessem aprender de forma descontraída e criativa, os assuntos pertinentes da Amazônia ?

Em meio a pandemia, com o isolamento social a Tv Escola da Roquette Comunicação Educativa iniciou a exibição completa dos 10 episódios da série Amazon - Guerreiros da Amazônia em suas redes sociais (Instagram, Facebook e Youtube). A Série de animação com super-heróis tem a missão de preservar a floresta e conscientizar o público infantil sobre a importância da Amazônia.

O Portal Diário da Selva esteve conversando com a produção da animação que além de educativa é bastante elogiada e já foi premiada. Confira a entrevista:

1) Você botou como personagens principais animais que representam a fauna amazônica e estão em extinção, foi uma forma de conscientização?

A série fala de temas relevantes e pertinentes no que diz respeito à realidade amazônica, o desenho retrata de forma lúdica e objetiva assuntos como: Água e Rios Voadores; Poluição e Garimpo; Mudanças climáticas e Queimadas; Madeira ilegal e Biopirataria; Povos, costumes e a Medicina da floresta. Questões sobre agricultura familiar e reflorestamento; turismo e injustiça social; grilagem e conflitos de terras, além de temas relacionados às fronteiras e identidades.

Foto: Divulgação/ Amazon- Guerreiros da Amazõna

2) De quem é a mente que teve ideia genial de criar os Heróis da Amazônia?

Animação foi baseada na trilogia literária escrita por Ronaldo Barcelos, que visa resgatar valores e contribuir para educação básica. "Os jovens heróis despertam o amor pelo nosso país e pela Amazônia, elevando a autoestima e o sentido de pertencimento nas crianças. A proposta é informar sobre a natureza revelando não só os problemas, mas as riquezas e mostrar que a floresta é composta por diversos tipos de habitantes, que possuem conhecimento ancestral e podem nos guiar pelos melhores caminhos". Explica o autor. Quem assina a direção da série é Ronaldo Santana, responsável pela produtora de animação carioca RJR.

Foto: Renato Barcelos e Renato Santana, cridores do Amazons/Facebook

4) A personalidade de cada um foi bem elaborada também? De onde vem a inspiração para criar cada um desses personagens?

Os jovens guerreiros ganham poderes de animais, símbolos da região amazônica como o Boto, a Arara, a Onça, a Ariranha, o Peixe-boi, a Sucuri, o Falcão, o Jacaré e a Harpia. Eles são convocados pelos Amazons, povo lendário formado por descendentes de todas as tribos da Amazônia, que se uniram há 500 anos.

Foto: Boto, Arara, Onça, Ariranha, Peixe-boi, a Sucuri, o Falcão, o Jacaré e a Harpia.

5) Eu vi que vocês foram premiados, poderia falar quais são esses prêmios e o que eles simbolizam pro trabalho de vocês?

Nosso "case" venceu treze prêmios de criatividade no mundo! Só em Cannes, ganhamos um leão de prata e outro de bronze! Na sequencia, vencemos o WINA, na Espanha; o El Ojo, na Argentina; o Luso, em Portugal, o CLIO, nos EUA. Em 2018, o Sabre Awards e o Lisbon Health Awards.

Foto: Premiação de Cannes na França

Projeto Social

Em 2013 a trilogia literária venceu o prêmio Hugo Werneck na categoria: "Melhor Exemplo em Educação Ambiental". Impulsionados por esse prêmio e pelas dificuldades na educação da região, iniciaram um projeto social próprio visando a doação de livros e visitação em escolas.

Ao todo foram doados 10 mil livros físicos para 500 escolas públicas na Amazônia e baixados 100 mil exemplares no formato PDF digital, através do site www.guerreirosdaamazonia.com.br

Foto: Capa do Livro/Divulgação

A embaixadora do projeto Dj May Seven, diz o que acha da iniciativa:

Fui nomeada pelo criador da animaçáo, é com muito orgulho que levo comigo a missão de disseminar e apoiar essse projeto incrível, Agradeço por ser a primeira embaidora desse projeto incrivelmente desenvolvido, reconhecido e premiado nacional e internacionalmente. Com essas imagens sinto a importância dessa missão e quero fazer parte dela pra sempre!

Foto: Dj May Seven, embaixadora do projeto/ Divulgação

Confira o primeiro episódio dessa história:

https://youtu.be/NX5tzTK9nvE