Variante do coronavírus encontrada no AM chegou ao Japão com série de mutações inéditas

Foto: Radoslav Zilinsky | Getty Images | Arquivo - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Radoslav Zilinsky | Getty Images | Arquivo - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Uma nova variante do coronavírus que causa a COVID-19 foi encontrada no Amazonas, segundo informa√ß√Ķes divulgadas pela Fiocruz Amazônia nesta ter√ßa-feira (12).

Trata-se da mesma variante que chegou ao Jap√£o após viajantes passarem pelo estado. E, também de acordo com o pesquisador e vice-diretor da institui√ß√£o, Dr. Felipe Naveca, apresenta uma série de muta√ß√Ķes vistas pela primeira vez.

No domingo (10), o governo japon√™s anunciou que as autoridades de saúde do país encontraram a variante do vírus em quatro viajantes que estiveram no Amazonas e voltaram ao Jap√£o em 2 de janeiro. O Amazonas é um dos estados que mais sofre com a COVID-19 no Brasil: até esta segunda (11), mais de 216 mil pessoas j√° foram infectadas.

Conforme nota técnica da Fiocruz Amazônia, amostras detectadas em japoneses que passaram pela regi√£o amazônica podem ter evoluído de uma linhagem viral que circula no Amazonas desde abril do ano passado, e "podem ser representantes de um vírus potencialmente de uma linhagem emergente no Brasil".

"A variante encontrada por pesquisadores japoneses a partir de pessoas que estiveram no Amazonas tem uma série de muta√ß√Ķes que ainda n√£o tinham sido encontradas. Algumas muta√ß√Ķes dela envolvem muta√ß√Ķes na proteína Spike, que faz a intera√ß√£o inicial com a célula humana, ent√£o isso chama muita aten√ß√£o", explicou Naveca.