Operação Green Gold desmonta garimpo ilegal no Pará

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

No local, os agentes encontraram mais de 1.000 litros de óleo diesel armazenados em condi√ß√Ķes irregulares. Também foram apreendidas duas retroescavadeiras, utilizadas para abrir clareiras em √°rea de preserva√ß√£o permanente, facilitando a extra√ß√£o de minérios. Houve abordagem a diversas pessoas na √°rea do garimpo, quase todas residindo na regi√£o, as quais alegaram que o trabalho é um meio de subsist√™ncia.

Tr√™s homens foram presos e conduzidos à Seccional Urbana de Altamira, município do entorno de Senador José Porfírio, e autuados por destruir ou danificar florestas nativas, plantadas ou vegeta√ß√£o fixadora de dunas, protetora de mangues, objeto de especial preserva√ß√£o; por executar pesquisa, lavra ou extra√ß√£o de recursos minerais sem a devida autoriza√ß√£o, permiss√£o, concess√£o ou licen√ßa, ou em desacordo com a obtida, e associa√ß√£o criminosa e armazenamento de combustível de forma irregular.

As m√°quinas apreendidas foram entregues às prefeituras de Altamira e Vitória do Xingu, as quais auxiliaram na retirada do maquin√°rio. For√ßa-tarefa - A Opera√ß√£o Green Gold contou com a participa√ß√£o de unidades da Superintend√™ncia do Xingu - Seccional Urbana de Altamira, Delegacia de Conflitos Agr√°rios de Altamira e Núcleo de Apoio à Intelig√™ncia do Xingu -, e da Promotoria de Justi√ßa de Senador José Porfírio. As dilig√™ncias também contaram com a participa√ß√£o de servidores do Centro de Perícias Científicas Renato Chaves, Regional Altamira, que acompanharam a abordagem e fizeram registros do local, para posterior elabora√ß√£o de laudo de constata√ß√£o de crime.