Enem: Apenas 28 alunos tiraram nota máxima na redação

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

No Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2020, 28 estudantes tiraram nota m√°xima na reda√ß√£o, ao fazerem mil pontos na prova. Este foi o pior resultado desde a edi√ß√£o de 2013 do exame.

No total, foram corrigidos 2.723.583 textos dos participantes do exame, dos quais 87.567 zeraram a prova de redação.

A reda√ß√£o foi a parte da avalia√ß√£o que teve melhor nota entre todas, com média de 588,74. Dos 28 alunos com nota m√°xima, 71,4% s√£o mulheres.

Na edi√ß√£o 2020 do Exame, realizada em 2021 por causa da pandemia do novo coronav√≠rus, a organiza√ß√£o da prova definiu dois temas, "O estigma associado às doen√ßas mentais na sociedade brasileira" na edi√ß√£o impressa e "O desafio de reduzir as desigualdades entre as regi√Ķes do Brasil" na edi√ß√£o digital. Na reaplica√ß√£o da prova, o assunto escolhido foi "A falta de empatia nas rela√ß√Ķes sociais no Brasil".

Este ano, além da vers√£o impressa, ocorreu pela primeira vez a edi√ß√£o digital das provas, mas com baixa ades√£o. Segundo o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An√≠sio Teixeira), dos 93 mil inscritos no Enem Digital, apenas 31,5% realizaram as provas. O Enem 2020 também contou com provas para adultos privados de liberdade e jovens sob medidas socioeducativas.

As notas do Enem podem ser utilizadas para ingresso no ensino superior em universidades pelo Sisu (Sistema de Sele√ß√£o Unificada), Prouni (Programa Universidade para Todos), em institui√ß√Ķes privadas e do exterior.