Postos de gasolina no AM são notificados por valor de combustíveis

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

O Instituto Estadual de Defesa do Consumidor (Procon-AM) notificou 29 postos de gasolina nos municípios de Itacoatiara, Itapiranga e Silves, na segunda (5) e terça-feira (6). Os estabelecimentos devem entregar resposta ao órgão em um prazo de dez dias corridos.

Cada posto recebeu duas notificações - ou seja, foram 58 pedidos de esclarecimentos, no total. O Procon-AM solicitou respostas sobre o preço de compra e venda de combustíveis nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021; o valor de compra dos combustíveis após a expedição do decreto 10.638/21, que dispõe sobre a divulgação ao consumidor dos preços real, promocional e de desconto do produto e dados sobre a forma de recolhimento dos tributos incidentes.

Dos 29 postos notificados, 22 foram em Itacoatiara, cinco em Itapiranga e dois em Silves. Em fevereiro e março deste ano, o Procon-AM já havia realizado a mesma ação com postos da capital as respostas estão sob análise. "Estamos dando atenção máxima à questão do preço dos combustíveis. Todos estão sendo notificados para que apresentem o panorama em relação a esses valores. Estamos com uma agenda de fiscalização para atender o interior, conforme determinou o governador Wilson Lima", frisa o diretor-presidente do órgão, Jalil Fraxe.

Além dessa ação, o Procon-AM também visita outros municípios do Estado, junto à comitiva da Operação Enchente 2021, na Unidade Básica Fluvial de Fiscalização e Pesquisa (UBFFP II), do Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM), levando serviços de cidadania e ações emergenciais em municípios afetados pela cheia dos rios.


*Com informações da assessoria