Senado autoriza indústria de vacina animal a produzir vacina humana

Foto: Reprodução | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Reprodução | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

O Senado autorizou que f√°bricas de vacinas de uso veterin√°rio possam come√ßar a produzir vacinas contra covid-19. Essa autoriza√ß√£o, constante no Projeto de Lei (PL) aprovado hoje (27) pelos senadores, é tempor√°ria. A ideia é ampliar a oferta de doses de vacina e acelerar a imuniza√ß√£o da popula√ß√£o. O PL vai passar por an√°lise da C√Ęmara dos Deputados.

De acordo com o projeto, os laboratórios de produtos veterin√°rios devem cumprir todas as normas sanit√°rias e as exig√™ncias de biosseguran√ßa próprias dos estabelecimentos destinados à produ√ß√£o de vacinas humanas. Todas as fases de produ√ß√£o de vacinas humanas dever√£o ocorrer em instala√ß√Ķes separadas de onde continuar√£o sendo produzidas as vacinas veterin√°rias.

Segundo o Sindicato Nacional da Ind√ļstria de Produtos para Sa√ļde Animal (SINDAN), o setor tem capacidade instalada e detém a tecnologia necess√°ria para produzir vacinas humanas. O sindicato esclareceu que a ind√ļstria de sa√ļde animal no Brasil pode adaptar facilmente suas instala√ß√Ķes para o n√≠vel de seguran√ßa 4, exigido para a produ√ß√£o de vacinas de uso humano. Além disso, afirma que a ind√ļstria veterin√°ria pode produzir o insumo farmac√™utico ativo (IFA).

"A matéria em an√°lise é oportuna e meritória, pois busca dar resposta a um dos mais graves problemas no enfrentamento da atual pandemia de covid-19: a insufici√™ncia de vacinas no Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI) para que se alcancem altas coberturas vacinais em curto per√≠odo de tempo, conforme seria necess√°rio para controlar os atuais indicadores de morbidade e mortalidade da covid-19 em nosso pa√≠s", afirmou o senador Izalci Lucas (PSDB-DF), relator do projeto.

O Brasil ainda n√£o tem vacinas próprias, desenvolvidas inteiramente no pa√≠s, contra covid-19 em fase de distribui√ß√£o à popula√ß√£o. No entanto, no acordo do pa√≠s com a AstraZeneca, desenvolvedora da vacina Covishield, est√° prevista a transfer√™ncia de tecnologia para a Funda√ß√£o Oswaldo Cruz (Fiocruz). J√° a farmac√™utica chinesa Sinovac firmou acordo com o Instituto Butantan, do governo de S√£o Paulo, para transfer√™ncia de tecnologia da vacina CoronaVac.