Governo começa a distribuir hoje lote de 1 milhão de vacinas da Pfizer

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

O Ministério da Sa√ļde come√ßa a distribuir nesta segunda-feira (3), 1 milh√£o de doses da vacina da Pfizer/BioNTech aos 26 estados do pa√≠s e ao Distrito Federal. A distribui√ß√£o come√ßa após pedido de estados e munic√≠pios, que solicitaram mais tempo para organizar o armazenamento do imunizante, que precisa ser mantido em temperaturas baixas.

No total, a pasta recebeu 1 milh√£o de doses na √ļltima quinta (29). Nesta remessa, ser√£o enviadas 499,5 mil doses para a primeira aplica√ß√£o, divididas de forma proporcional e igualit√°ria entre todos os estados e Distrito Federal. As doses para a segunda aplica√ß√£o ser√£o distribu√≠das nas próximas semanas.

De acordo com o ministério, a vacina da Pfizer est√° sendo destinada para vacina√ß√£o de pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas, e pessoas com defici√™ncia permanente. A comprova√ß√£o das comorbidades pode ser realizada com exames, receitas, relatório ou prescri√ß√£o médica, entre outros.

Armazenamento

A log√≠stica de distribui√ß√£o das vacinas da Pfizer foi montada levando em conta as suas condi√ß√Ķes de armazenamento, que difere dos demais insumos j√° adquiridos e distribu√≠dos pelo Sistema √önico de Sa√ļde (SUS).

No Centro de Distribui√ß√£o do Ministério da Sa√ļde, em Guarulhos, as doses est√£o armazenadas a uma temperatura de -90 graus Celsius (¬įC) a -60¬įC. Ao serem enviados aos estados, os imunizantes estar√£o expostos a temperatura de -20¬įC. Nas salas de vacina√ß√£o, onde a refrigera√ß√£o é de 2¬ļC a 8¬įC, as doses precisam ser aplicadas em até cinco dias.

Por causa dessas particularidades, o Ministério da Sa√ļde orienta que, neste momento, a vacina√ß√£o com o imunizante se restrinja às 26 capitais brasileiras e ao Distrito Federal, de forma a evitar preju√≠zos e garantir o esquema vacinal de 12 semanas entre uma dose e outra.

Doses distribuídas

De acordo com nota do ministério distribu√≠da hoje, a campanha de vacina√ß√£o contra a covid-19, que come√ßou em 18 de janeiro j√° distribuiu cerca de 70 milh√Ķes de doses, incluindo este lote da Pfizer, alcan√ßando aproximadamente 43,7 milh√Ķes de brasileiros.

O andamento da vacinação no país pode ser acompanhado pela plataforma LocalizaSUS.