Brasil recebe mais 1,7 milhão de doses de vacina do Covax Facility

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

O Ministério da Sa√ļde recebeu na madrugada de hoje (2) mais um lote de vacinas enviadas pelo mecanismo Covax/Facility. Esse mecanismo é coordenado pela Organiza√ß√£o das Na√ß√Ķes Unidas (ONU) e tem o objetivo de garantir o acesso mais igualit√°rio às vacinas no mundo.

Segundo a assessoria de imprensa do Aeroporto de Guarulhos, o voo chegou ao país por volta das 4h20, trazendo 1,73 milhão de doses da vacina desenvolvida pela Oxford/Astrazeneca. As doses foram fabricadas pela empresa multinacional Catalent, na Coreia do Sul.

O lote faz parte de uma carga total de 3,98 milh√Ķes de doses que chegam ao Brasil neste fim de semana. A primeira carga, com 220,8 mil doses da mesma vacina, chegou ontem (1¬ļ) ao pa√≠s. Uma nova carga é esperada para desembarcar ainda hoje, por volta das 16h, e ser√° recebida pelo ministro da Sa√ļde, Marcelo Queiroga.

Esses tr√™s voos com as vacinas est√£o chegando ao Aeroporto de Guarulhos, onde fica a Coordena√ß√£o de Armazenagem e Distribui√ß√£o Log√≠stica de Insumos Estratégicos para a Sa√ļde (Coadi) do Ministério da Sa√ļde. De Guarulhos, elas ser√£o distribu√≠das aos estados e munic√≠pios por meio do Programa Nacional de Imuniza√ß√Ķes (PNI).

Em março, o governo brasileiro já havia recebido 1,022 milhão de doses do Covax/Facility. Mais vacinas da AstraZeneca/Oxford e da Pfizer/BioNTech estão previstas para chegar ao país ainda neste semestre, informou a ONU.