Prefeitura de Manaus distribui 800 mudas no bairro Parque 10 de Novembro

Foto: Keynnes Breves / Semmas | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Keynnes Breves / Semmas | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

A feira municipal do Parque 10 de Novembro, na zona Centro-Sul, foi o ponto de distribuição de mudas, realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmas), nesta quarta-feira, 12/05. A ação, idealizada pelo prefeito David Almeida, faz parte do programa ambiental "Manaus Verde", por meio do qual são realizadas ações itinerantes nos bairros da capital, com distribuição de mudas e orientações sobre a preservação do meio ambiente. Mudas de plantas medicinais, frutíferas e ornamentais foram distribuídas à população que fez fila no local.

"Essa é a primeira vez que eu vou plantar uma muda!", destacou Naiara Bastos, 18 anos, após receber as suas mudas.

Raimundo Magalhães, que levou a pequena Ágata Nadine ao posto de vacinação, aproveitou para garantir mudas das espécies sara-tudo, boldo, além de ornamentais, para o jardim em frente a sua casa. "Essa é uma forma das pessoas terem acesso às plantas doadas e deixarem a cidade mais bonita", destacou.

A meta do programa ambiental "Manaus Verde" é a distribuição de 100 mil mudas à população e instituições, ao longo do ano de 2021. Nesta quarta ação, foram distribuídas 800 mudas das espécies medicinais (boldo, sara-tudo, japana, terramicina, corama e malvarisco); frutíferas (acerola, bacuri, açaí, pupunha, jabuticaba, pitanga e rambutã) e ornamentais (duranta, cróton, asistásia, periquito, dracena, graptófilo e russélia).

A cada semana, às quartas-feiras, a distribuição de mudas ocorre em um bairro e uma zona diferentes na cidade, na seguinte ordem: Norte, Leste, Sul, Centro-Sul e Oeste. O local escolhido para a doação foi sugestão dos moradores.

De acordo com o diretor de Arborização da Semmas, Deyvson Braga, essa ação também busca aproximar os serviços ambientais à população, bem como "estimular sua participação na missão de tornar a cidade ainda mais verde".

Compensa

A quinta ação de distribuição de mudas será na próxima quarta-feira, 19, a partir das 9h, no Minishopping da Compensa, zona Oeste.