Mais de 7 mil pessoas de 58 e 59 anos se vacinaram no primeiro dia de campanha para a população em geral

Foto: João Viana / Semcom | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: João Viana / Semcom | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Mais de 7 mil pessoas de 58 e 59 anos foram vacinadas nesta quarta-feira, 2/5, dia em que a Prefeitura de Manaus abriu a campanha municipal de vacina√ß√£o contra a Covid-19, para a popula√ß√£o em geral, de 18 a 59 anos. O atendimento ocorreu em seis pontos de vacina√ß√£o da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), onde o movimento foi intenso desde o início da manh√£. O calend√°rio segue com a vacina√ß√£o, nesta quinta-feira, 3, das pessoas de 56 e 57 anos, e, na sexta-feira, 4, para aquelas que t√™m 55 anos.

A nova etapa da campanha foi iniciada por decis√£o do prefeito David Almeida, que seguiu a orienta√ß√£o do Ministério da Saúde aos municípios, para que avancem com a vacina√ß√£o caso tenham alcan√ßado os grupos de maior risco para formas graves da Covid-19. "Nós alcan√ßamos esses grupos e, por este motivo, pudemos seguir, mostrando que temos realizado, desde janeiro, uma campanha célere e transparente, que é exemplo para o país", observou David Almeida.

A decisão de abrir a vacinação para a população, com escalonamento por faixa etária, foi aprovada pela Comissão de Intergestores Bipartite (CIB). As doses utilizadas neste primeiro momento são do imunizante AstraZeneca, remanejadas de outros grupos.

A titular da Semsa acompanhou o trabalho de imuniza√ß√£o em tr√™s pontos, verificando a movimenta√ß√£o e recomendando ajustes de distribui√ß√£o dos fluxos, em fun√ß√£o do grande movimento verificado neste primeiro dia da nova etapa da campanha. "Ficamos muito felizes com a ades√£o do público contemplado e estamos trabalhando para oferecer mais op√ß√Ķes e conforto no acolhimento das pessoas", disse. Além desses, a Semsa segue vacinando os remanescentes dos grupos anteriores e os que j√° est√£o no período de recebimento da segunda dose.

A estimativa da Semsa é que haja 47,8 mil pessoas ainda n√£o vacinadas com idade entre 55 e 59 anos e a popula√ß√£o de 18 a 59 anos, de acordo com dados do IBGE, é de 1.304.524 pessoas, sendo que 220,3 mil j√° foram vacinadas contra a Covid-19 em grupos priorit√°rios anteriores.

Acesso

Para ser vacinado, o usuário deve fazer o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/), escolhendo a opção "Cadastro do Cidadão". O sistema fará o agendamento, informando dia, hora e local onde a pessoa será vacinada. O mesmo acontece para o recebimento da segunda dose. Para ter acesso aos dados de agendamento, basta acessar o botão "Consultar 1ª dose" ou "Consultar 2ª dose".

Os documentos obrigatórios para garantir a vacina√ß√£o s√£o documento de identifica√ß√£o original, com foto, CPF e comprovante de resid√™ncia (original e cópia), que demonstre que o usu√°rio é morador de Manaus. A secret√°ria destacou que a cópia do comprovante de resid√™ncia é indispens√°vel, uma vez que ela ser√° retida para controle. "Durante a visita aos postos, verificamos que v√°rios usu√°rios est√£o esquecendo e sem a cópia n√£o podemos vacinar", informou.

O público de 55 a 59 anos est√° sendo agendado para um dos seis pontos de vacina√ß√£o j√° tradicionais da Semsa, no hor√°rio das 9h às 16h: Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Universidade Paulista (Unip), Clube do Trabalhador do Sesi/AM, Centro de Conven√ß√Ķes de Manaus (sambódromo), supermercado Coema e balne√°rio do Sesc/AM.

Dois pontos de vacina√ß√£o n√£o estar√£o disponíveis para a popula√ß√£o em geral: o do Centro de Conviv√™ncia da Família Padre Pedro Vignola, na Cidade Nova, zona Norte, que é exclusivo para 1¬™ dose dos remanescentes dos grupos priorit√°rios anteriores; e o da Escola de Enfermagem de Manaus, em Adrianópolis, zona Centro-Sul, exclusivo para 1¬™ dose dos remanescentes dos grupos de trabalhadores de saúde e for√ßas de seguran√ßa.

Em todos os oito postos est√° sendo oferecida a segunda dose, para os que j√° est√£o aptos a completar o esquema vacinal. Os que receberam CoronaVac devem tomar a segunda dose apenas no Centro de Conven√ß√Ķes de Manaus sambódromo). Nos demais postos, n√£o h√° segunda dose de CoronaVac.

Rodovi√°rios

Além do público de 55 a 59 anos, a Semsa d√° início, no próximo s√°bado, 5/6, à vacina√ß√£o dos trabalhadores de Transporte Coletivo Rodovi√°rio de Passageiros (motoristas, cobradores e administradores de linha) e dos caminhoneiros, que também ser√£o atendidos nos seis postos de vacina√ß√£o da Semsa. Para se vacinar, esse público deve apresentar documento de identifica√ß√£o original, com foto e CPF, mais contracheque ou carteira de trabalho, no caso dos trabalhadores do transporte, ou Carteira Nacional de Habilita√ß√£o (CNH) D ou E, no caso dos caminhoneiros.

J√° na segunda-feira, 7, ser√° iniciada a imuniza√ß√£o dos funcion√°rios e popula√ß√£o do Sistema de Priva√ß√£o de Liberdade. O atendimento ser√° nas próprias unidades e feita mediante listas nominais.

Calend√°rio

Quinta-feira, 3 – 56 e 57 anos

Sexta-feira, 4 – 55 anos

Documentos obrigatórios

Identidade original, com foto

CPF

Comprovante de resid√™ncia (original e cópia)