Força Nacional chega no AM para reforçar combate à ataques criminosos

Foto: César Gomes | Em Tempo - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: César Gomes | Em Tempo - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

A Força Nacional é usada em alternativas viáveis, concreta e eficaz de prevenção, preservação e restauração da ordem pública, proporcionando à sociedade em geral a sensação de segurança. Ao todo, 40 oficiais da Força Nacional já estão em Manaus para reforçar o combate à ataques criminosos no Estado.

As ações foram registradas desde a madrugada do último domingo (6), em retaliação a morte de um líder da facção criminosa Comando Vermelho (CV). Estratégias de atuação já estão sendo definidas em conjunto com a Força Tarefa montada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).

O governador Wilson Lima destacou em pronunciamento à imprensa nesta quarta-feira (9), a importância da chegada desses profissionais. A previsão é de que a Força Nacional fique em Manaus por 30 dias.

''Essa ação criminosa é uma reação a todo o enfrentamento que temos feito ao tráfico de drogas. A Base Arpão tem sido uma estrutura significativa nesse processo, além da estrutura de armamento, lanchas que são um suporte importante à polícia. Mais de 40 pessoas envolvidas nesses ataques já foram presas e há mais diligências em andamento. Parte da tropa da Força Nacional já chegou e o restante estará em Manaus até amanhã para nos ajudar dar tranquilidade para a população amazonense seguir a vida à normalidade" Wilson Lima, governador do Amazonas

Wilson Lima afirmou ainda que a resposta está sendo dada à sociedade com as prisões de líderes importantes que estão diretamente ligados ao ataque.

"A Força Nacional tem como intuito apoiar os Estados e nós com nosso efetivo de Polícia Militar e judiciária vamos contribuir nesse combate à ações criminosas. Nesta tarde iremos nos reunir para fazer um planejamento para atender da melhor forma às necessidades da segurança pública", destacou o coronel Américo Gaia, da Força Nacional.

Até o momento 41 pessoas foram presas em Manaus, sendo 19 na capital e 22 no interior. As diligências prosseguem para identificar mais envolvidos nos ataques criminosos. As equipes da Força Nacional devem atuar tanto na capital quanto no interior que também registrou ações criminosas.

Como age a Força Nacional?

É uma tropa de "pronta-resposta" e contam com profissionais e em condições de agirem imediatamente. Suas atribuições não mais se resumem à atuação em policiamento ostensivo, mas também no combate aos crimes ambientais, ações de polícia sobre grandes impactos ambientais negativos, realização de bloqueios em rodovias, atuação em grandes eventos públicos de repercussão internacional, ações de defesa civil em caso de desastres e catástrofes, ações de polícia judiciária e perícias.

A Força Nacional poderá ser empregada em qualquer parte do território nacional, mediante solicitação expressa do respectivo governador.