Médica é nomeada para Secretaria de Enfrentamento à COVID-19

Foto: Tony Winston | MS - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Tony Winston | MS - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

O ministro-chefe da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos, nomeou nessa quinta-feira (17) a médica Rosana Leite de Melo como secretária extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, do Ministério da Saúde. A nomeação foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). A médica especializada em cirurgia de cabeça e pescoço era diretora do Hospital Regional de Campo Grande, um centro de referência para o enfrentamento da COVID-19 em Mato Grosso do Sul.

Rosana é professora da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), servidora federal desde 2003 e já ocupou outros cargos no governo, como o de diretora da Divisão de Desenvolvimento na Educação em Saúde do Ministério da Educação, em 2017.

A infectologista Luana Araújo foi a primeira indicada ao cargo e chegou a participar do anúncio de criação da Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19, em maio, mas a nomeação não foi oficializada. Em conversa com jornalistas, o ministro da Saúde, Marcelo Queirogo, cogitou para o cargo a atual coordenadora do Plano Nacional de Imunização (PNI), Francieli Fontana Fontineli, mas ao final acabou preferindo um nome de fora da pasta.

A Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à COVID-19 foi criada em maio por meio de decreto presidencial, com o objetivo de coordenar as medidas de combate à pandemia.


Edição: Fernando Fraga