Prefeitura de Manaus realiza projeto ''Manaus, te quero verde'' em escola da zona rural ribeirinha

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com o Instituto Soka Amazônia e a Rede Amazônica, realizou, nesta sexta-feira, 9/7, mais uma ação de plantio de mudas do projeto "Manaus, te quero verde", desta vez, na escola municipal Santa Luzia, localizada no lago do Puraquequara, zona ribeirinha da capital. A ação visa sensibilizar a sociedade manauara em relação à importância da arborização de áreas urbanas e rurais de Manaus, onde a meta é realizar o plantio de mais de três milhões de mudas, em dois anos, envolvendo todos os alunos da rede municipal de ensino.

Na ação, os alunos da unidade de ensino, juntamente com os professores, gerentes pedagógicos e representantes das entidades parceiras, plantaram 50 mudas de árvores nativas da região amazônica, como ipê, mogno e cássia.

De acordo com o subsecretário de Gestão Educacional, Carlos Guedelha, a Semed incentiva os alunos a ter consciência ambiental. "A terra é a nossa casa e precisamos aprender a cuidar da natureza e do meio ambiente, ainda mais por estarmos na Amazônia. Por essa razão, esse projeto é educativo, onde estamos plantando árvores no coração da Amazônia. As crianças, com este ato, aprendem sobre esse cuidado, por isso a Semed está fazendo o correto em aliar educação com sustentabilidade, de acordo com as orientações do prefeito David Almeida", pontuou.

O diretor-presidente do Instituto Soka Amazônia, Edison Akira, comentou sobre a parceria com a Semed, a fim de contribuir para a conscientização sobre a preservação da Amazônia. "O Instituto Soka, presente em 192 países, tem como base de trabalho a dedicação com a área da educação. Então essa parceria com a Semed, principalmente ao envolver as crianças de nível fundamental, tem como objetivo conscientizar toda a sociedade e as próprias crianças que plantaram as mudas, logo pequenas. Ações como essas multiplicadas se tornarão nas três milhões de árvores que plantaremos neste projeto", destacou.

Agradecimentos

Para a professora Maria Cristina, gestora da escola Santa Luzia, na qual atende alunos do 1° ao 5° ano do ensino fundamental, foi muito gratificante receber o projeto.

"Com essa ação, as crianças vão aprender a valorizar o meio ambiente e, vai ser muito bonito ver cada aluno cuidando da sua árvore. Mesmo que eles saiam da escola, muitos prometeram que voltarão para ver como estão as suas árvores. Além disso, outras crianças que virão estudar conosco continuarão cuidando dessas árvores, todos nós só temos a ganhar com esse projeto", enfatizou.

Parceiros

Além do Instituto Soka e da Fundação Rede Amazônica, a iniciativa contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Eco Gaia, Tutiplast e Musashi.

A representante da Empresa Tutiplast na ação, Mauryen Araújo, comentou sobre a participação da empresa. "A Tutiplast tem como seus valores a visibilidade sustentável e visando focar nesse valor realizamos uma parceria com o Instituto Soka Amazônia, sendo o nosso objetivo apoiar os projetos que estão arborizando nossa cidade, proporcionando a educação ambiental da sociedade, e entre eles está o projeto "Manaus, te quero verde"", pontuou.