Mais de 27 mil doses foram aplicadas nos 18 pontos de vacinação da prefeitura nesta última sexta-feira

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Os 18 pontos que a Prefeitura de Manaus disponibilizou para receber o público a partir dos 19 anos de idade, em toda a cidade, vacinaram contra a Covid-19, até as 17h desta útima sexta-feira, 16/7, mais de 27 mil pessoas entre primeira e segunda doses. Nove desses locais seguem vacinando até as 21h. No s√°bado, 17, as equipes da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) voltaram a atender nos sete pontos tradicionais, das 9h às 16h.

A titular da Semsa, Sh√°dia Fraxe, acompanhou a retomada da aplica√ß√£o da primeira dose. "Tivemos um movimento bastante intenso em todos os postos, e era exatamente isso o que queríamos. O prefeito David Almeida est√° empenhado em que sejam vacinadas, em breve espa√ßo de tempo, todas as pessoas aptas a receberem a imuniza√ß√£o. Recebemos uma remessa de doses que nos permitiu avan√ßar um pouco mais. É muito importante que todos se vacinem porque é assim que vamos combater esse vírus", disse.

A aplica√ß√£o da primeira dose estava suspensa desde a última segunda-feira, 12, devido ao estoque zerado da Semsa. Durante a semana, oito unidades de saúde da secretaria, em todas as zonas da cidade, atenderam as pessoas que precisavam da segunda dose para concluir o esquema vacinal.

Desde o início da campanha, em 19/1, a prefeitura j√° aplicou 1.018.170 primeiras doses, 318.180 segundas doses das vacinas CoronaVac/Butantan, AstraZeneca/Oxford e Pfizer, e 24.335 doses únicas da vacina da farmac√™utica Janssen (números registrados até as 17h de hoje).

No ponto de vacina√ß√£o do Studio 5 Centro de Conven√ß√Ķes, no Japiim, zona Sul, a técnica de enfermagem Klincia Moura da Silva, 22 anos, tomou a primeira dose da vacina. "Tive Covid duas vezes: a primeira, no ano passado, com comprometimento de 30% dos pulm√Ķes. Perdi 10 quilos, pensei que fosse morrer. A segunda vez foi no come√ßo do ano, mas de forma mais branda. Poder tomar a vacina hoje, para mim, é uma vitória. É uma esperan√ßa de dias melhores para o mundo", comemorou.

Andressa Giovanna Gon√ßalves, vestibulanda, de 19 anos, disse que soube por meio das redes sociais e ficou feliz por ter chegado a vez dela tomar a vacina. "Desde o ano passado a gente espera esse momento. Em Manaus a vacina√ß√£o est√° bem adiantada. Acho que a vacina salva vidas, todos devem se vacinar. Fico muito feliz, agrade√ßo aos funcion√°rios públicos que est√£o trabalhando na campanha e ao SUS", elogiou.

Sh√°dia Fraxe destacou que as pessoas que ainda receber√£o a primeira dose, fa√ßam o cadastro no Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br), contribuindo para agilizar o atendimento nos postos. "O processo desde a triagem até o momento da aplica√ß√£o pode ser agilizado se os dados j√° estiverem no sistema. O preenchimento das informa√ß√Ķes é r√°pido, seguro e vai facilitar o atendimento", justificou.

Nos pontos de vacina√ß√£o, para receber a primeira dose é necess√°rio apresentar um documento de identifica√ß√£o com foto, o CPF e um comprovante de resid√™ncia (original e cópia). Para a segunda dose, basta apresentar o documento com foto, CPF e o cart√£o de vacina√ß√£o.