Ufam lança PSC 2021 com vagas para Manaus e interior

Foto: Suelen Gonçalves - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Suelen Gonçalves - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) anunciou inscrições para o Processo Seletivo Contínuo (PSC) 2021. São ofertadas 2.761 vagas, das quais 1.886 são para os cursos ministrados em Manaus e 875, para aqueles ofertados nos institutos da Ufam nos Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins.

De acordo com o edital, podem concorrer estudantes que fizeram a 3ª série do ensino médio em 2020 e que tenham participado da 1ª e 2ª etapas do Processo Seletivo Contínuo (PSC). Inscrições abertas de 11 a 25 de agosto na página da Comissão Permanente de Concursos (Compec).

O Processo Seletivo Contínuo

3ª Etapa será regido pelo Edital N° 16/2021. Os candidatos devem realizar a inscrição observando qual a sua modalidade de vaga, se ampla concorrência ou reserva de vaga. Também será necessário indicar qual o curso pretendido pelo candidato.

As aulas dos cursos terão início no primeiro semestre letivo de 2021.

Inscrições

No ato da inscrição o candidato deve ter em mãos o número dos seguintes documentos:

  • Cadastro de Pessoa Física (CPF);
  • Carteira de Identidade (RG);
  • Identificador Único do candidato (ID).

Para obter o número do Identificador Único o candidato deve procurar a Secretaria da Instituição de Ensino onde estuda. O valor da taxa de inscrição será de R$80,00 recolhido através de boleto bancário, com pagamento, preferencialmente, nas agências do Banco do Brasil.

Os estudantes da Rede Pública de Ensino do Estado do Amazonas serão isentos do pagamento da taxa de inscrição, exceto aqueles matriculados no município de Manaus, os quais poderão solicitar a isenção da taxa a partir das 10h do dia 26 de julho até às 17h do dia 27 de julho, na página da Compec.

Provas

As provas do PSC - 3ª Etapa serão aplicadas nos municípios de Manaus, Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara e Parintins no dia 31 de outubro, das 8h30 às 13h30 - horário de Manaus. Os portões dos locais de prova serão fechados às 8h15.

Os candidatos serão submetidos a duas avaliações, uma prova objetiva e uma de redação. A primeira será constituída de 54 questões das disciplinas de Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês, Espanhol e Francês, História, Geografia, Biologia, Química, Física e Matemática, com seis perguntas para cada.

A classificação final do PSC - 3ª Etapa será baseada na soma dos pontos ponderados obtidos nas três etapas do Projeto 2021.