Projeto arrecada itens de higiene íntima para meninas de baixa renda em Manaus

Foto: Reprodução | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Reprodução | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Um projeto visa arrecadar itens de higiene íntima para meninas de baixa renda em Manaus. A ação é promovida pelo Ciclo sem Tabu e o Mensol, grupos voltados para a orientação e educação menstrual na capital amazonense. Segundo uma das organizadoras da ação e co-criadora da Ciclo, Bárbara Rufino, a ação busca arrecadar, neste primeiro momento, papel higiênico, absorvente e sabonete. As doações podem ser feitas até hoje, segunda-feira (26), no Impact Hub. O espaço fica localizado na Avenida Efigênio Sales, 1299, Aleixo, na Zona Centro-Sul da capital.

Após o término das doações, os materiais serão distribuídos para meninas de baixa renda que sofrem com a chamada pobreza menstrual. Além disso, o projeto quer levar informações sobre o tema para as jovens, usando espaços coletivos, como, por exemplo, as escolas.

"Falar sobre menstruação ainda é um tabu na sociedade. Existem pessoas que, por exemplo, não tem banheiro dentro de casa, não tem acesso a papel higiênico, água potável e tudo isso interfere na vivência da menina que está menstruando, e de uma forma negativa", contou.

O trabalho está só começando. As meninas responsáveis pelo projeto esperam que, nos próximos meses, outros itens devam ser incluídos nas listas de arrecadações, como, lenço umidecido, pasta de dente e até roupas íntimas para meninas de baixa renda.