Prefeitura lança o ''Manaus Visão Hack 2021'' para estimular geração de soluções tecnológicas

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

A Prefeitura de Manaus vai lançar uma maratona de programações de estímulo à cultura da inovação e geração de soluções tecnológicas, que tragam benefícios à cidade. Trata-se do "Manaus Visão Hack 2021" (Hackathon), coordenado pela Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e executado pelo Instituto Visão Amazônica. O lançamento será no dia 28/7, às 19h, no Casarão da Inovação Cassina, centro histórico da capital.

Na ocasião, será anunciado o período de inscrição para as equipes participantes, bem como as regras da competição, que ocorrerá nos dias 27, 28 e 29 de agosto. O evento obedecerá a todas as recomendações sanitárias de combate à Covid-19, como uso obrigatório de máscara e álcool em gel.

A expectativa para o "Manaus Visão Hack 2021" é reunir programadores, desenvolvedores de softwares, designers, empreendedores, dentre outros profissionais de tecnologia interessados em prospectar soluções inovadoras e sustentáveis para áreas estratégicas da administração pública municipal da capital, a fim de otimizar os serviços prestados à população.

Hackathon

O termo hackathon é conhecido no universo da tecnologia como a junção das palavras em inglês hack (Programar bem) e marathon (Maratona). O evento tem duração média de 48 horas e ocorre, em geral, nos fins de semana (sexta, sábado e domingo), sem interrupção. Nesse período, os participantes devem pensar e desenvolver uma solução que possa atrelar tecnologia, como aplicativos, softwares ou hardwares, aos critérios estabelecidos pelos organizadores do evento.

"A maratona vem gerar soluções para encurtar o relacionamento entre a Prefeitura de Manaus e seus contribuintes. O Hackathon será executado com recurso de emenda parlamentar seguindo o que o prefeito David Almeida tem demandado, com soluções tecnológicas e de inovação para melhorar a vida da população em geral", disse o secretário da Semtepi, Radyr Junior.

Incentivo

Um dos diferenciais do "Manaus Visão Hack 2021", será a capacidade de reunir diferentes stakeholders do ecossistema de inovação da cidade.

"Queremos com isso incentivar o desenvolvimento do empreendedorismo na área da indústria 4.0 e contribuir para a formação de lideranças", informa a chefe de Divisão de Empreendedorismo e Inovação da Semtepi, Nicolle Loureiro.

Segundo a coordenação do "Manaus Visão Hack2021", durante o evento, haverá uma ação complementar na qual serão oferecidas 475 vagas em cursos de capacitação nas áreas de inovação e indústria 4.0, tais como gestão da propriedade intelectual, blockchain, automação e design de interface mobile.

Sobre o instituto Visão Amazônica

O Instituto Visão Amazônica possui vasta e reconhecida experiência nas áreas de ensino e pesquisa em parceria com o poder público nas diversas esferas administrativas (federal, estadual e municipal), por meio de certames licitatórios, carta-convite e convênio, atuando na capital e no interior do Estado.

Em quase 30 anos de atividade, o instituto já participou e venceu vários certames licitatórios tendo sido aprovadas todas as suas prestações de contas, inclusive em organismos internacionais como o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A instituição tem como diretora-presidente, a professora Davina Cruz, 64 anos.

Programação Manaus Visão Hack 2021

Pré-evento

Dia 28 de julho (Quarta-feira)

19h - Evento de lançamento

Dia 02 de agosto (Segunda-feira)

8h - Abertura das inscrições do Manaus Visão Hack 2021

Dia 22 de agosto (Domingo)

23h - Encerramento do período de inscrições para o Manaus Visão Hack 2021

Evento

27 de agosto (Sexta-feira) - Dia 1

17h - Recepção dos participantes e entrega de kits

19h - Apresentação do desafio e sorteio dos temas por equipe

20h - Início do desafio (cronômetro iniciado)

28 de agosto (Sábado) - Dia 2

10h - Entrega do resumo estruturado dos produtos - Produto 1

18h - Entrega do mapa de funcionalidades - Produto 2

29 de agosto (Domingo) – Dia 3

10h - Entrega parcial de códigos, documentação, MVP (Exceto slides) - Produto 3

19h - Entrega final de códigos, documentação, MVP (Exceto slides) - Produto 4

20h - Entrega de pitch (Cronômetro encerrado) - Produto 5

21h - Apresentação dos pitches para a comissão julgadora

22h - Encerramento

Pós-evento

31 de agosto (Terça-feira)

Anúncio do resultado da maratona (Live)

15 de setembro (Quarta-feira)

19h - Cerimônia de premiação dos vencedores do Manaus Visão Hack 2021