Prefeitura de Manaus alerta aos vacinados nos mutirões de junho para prazos da segunda dose

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

Foto: Divulgação | Nenhuma violação de direitos autorais pretendida.

A Prefeitura de Manaus orienta as pessoas que receberam a primeira dose das vacinas contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford ou da Pfizer/BioNTech nos mutir√Ķes realizados no m√™s de junho, que consultem na plataforma Imuniza Manaus (https://imuniza.manaus.am.gov.br/) as datas programadas para a segunda dose. No m√™s de junho foram realizadas tr√™s intensifica√ß√Ķes, nas quais foram aplicadas aproximadamente 276 mil doses de vacinas.

Nos dias 28 e 29/8, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), promoveu uma grande a√ß√£o, com foco na segunda dose, com 85.156 aplica√ß√Ķes registradas. H√° de se ressaltar que, no caso do imunizante AstraZeneca, o intervalo foi reduzido de 84 para 56 dias, enquanto o da Pfizer permanece o prazo de 84 dias para a segunda dose.

A secret√°ria municipal de Saúde, Sh√°dia Fraxe, refor√ßa a import√Ęncia da observa√ß√£o dos prazos das doses aplicadas nos mutir√Ķes, o que, segundo ela, vem sendo acompanhada pelo prefeito David Almeida.

"É fundamental que essas pessoas consultem o "Imuniza" e procurem logo nossos pontos de vacina√ß√£o, para que possam concluir o esquema vacinal e, assim, alcan√ßar a efic√°cia dos imunizantes, conforme estabelecem os fabricantes. Quem tomou essas vacinas no dia 12 de junho, por exemplo, deveria ter recebido a segunda dose no dia 4 de setembro, portanto, j√° deve ir a um local de vacina√ß√£o, caso ainda n√£o tenha ido", ressalta.

Demanda

Dados do Sistema Municipal de Vacinação (SMV) apontam que, nesta quarta-feira, 8/9, em torno de 108 mil pessoas passaram dos intervalos determinados pelos fabricantes das vacinas, sendo 12.239 dos 28 dias da CoronaVac; 4.875 dos 84 dias da Pfizer; e 91.007 do limite de 84 dias da AstraZeneca.

"Nossa coordena√ß√£o da campanha de vacina√ß√£o contra a Covid-19 est√° preparada para atender a essa demanda. Temos a estrutura, temos as doses e as equipes esperando para receber esse público. N√£o podemos nos descuidar. Ainda estamos em situa√ß√£o de pandemia e n√£o só o novo coronavírus, mas também suas variantes, continuam em circula√ß√£o. A prote√ß√£o mais eficaz continua sendo a vacina, além dos cuidados individuais que n√£o devem ser esquecidos, como o uso de m√°scara, a higieniza√ß√£o das m√£os com √°gua e sab√£o e também √°lcool em gel, e mais o distanciamento", observa Sh√°dia.

Pontos

Nesta quinta e sexta-feira, 9 e 10, a Semsa manter√° o atendimento para D1 e D2 em 35 pontos de vacina√ß√£o distribuídos em todas as zonas da cidade, cujos endere√ßos podem ser consultados no site da secretaria pelo link https://bit.ly/38LqteB. O funcionamento é das 9h às 16h.

Para receber a primeira dose, o público de 12 a 17 anos precisa estar, obrigatoriamente, acompanhado pelo pai ou m√£e, ou uma pessoa maior de 18 anos. Neste último caso, ser√° necess√°rio assinar uma declara√ß√£o de responsabilidade, o que poder√° ser feito no verso da cópia do comprovante de resid√™ncia, que dever√° ser apresentado junto com um documento de identidade ou certid√£o de nascimento, CPF ou Cart√£o Nacional do SUS (CNS). O público a partir de 18 anos deve levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de resid√™ncia, com cópia.

Para a segunda dose, deve ser apresentado o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar a primeira pelo aplicativo ConecteSUS, que pode ser instalado no celular.

Para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, a Semsa orienta que seja feito o cadastro na plataforma Imuniza Manaus.

Outro recurso disponibilizado pela secretaria é o "Filômetro", que informa o movimento em cada um dos pontos de vacina√ß√£o. A consulta pode ser feita no link bit.ly/filometrovacina.