Manaus não terá vacinação contra a Covid nesta segunda-feira (11)

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Manaus não terá vacinação contra a Covid-19 nesta segunda-feira (11). Segundo a Secretaria de Saúde (Semsa) da capital, o serviço será suspenso devido ao ponto facultativo municipal. O serviço também não será realizado na terça-feira (12), feriado de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

Segundo a Semsa, a vacinação só deve ser normalizada na quarta-feira (13), em 39 pontos de vacinação, sendo quatro estratégicos e 35 outros pontos, como UBSs, policlínicas e clínicas da família.

Os jovens de 12 a 17 anos que irão tomar a primeira dose deverão estar, obrigatoriamente, acompanhados do pai ou mãe, ou uma pessoa maior de 18 anos.

Neste último caso, será necessário assinar uma declaração de responsabilidade, o que poderá ser feito no verso da cópia do comprovante de residência que deverá ser apresentado junto com um documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF ou Cartão Nacional do SUS (CNS).

O público a partir de 18 anos deve levar o documento de identidade original, com foto, CPF e o comprovante de residência, com cópia.

No caso da segunda dose, basta apresentar o documento de identificação, o CPF e a carteira de vacinação com o registro da primeira dose. O mesmo procedimento é indicado para quem vai tomar a dose de reforço. Quem tiver perdido a carteirinha, pode comprovar pelo aplicativo ContecteSus, que pode ser instalado no celular.

Para facilitar o atendimento nos pontos de vacinação, a Semsa orienta que seja feito o cadastro na plataforma Imuniza Manaus. Outro recurso disponibilizado pela secretaria é o Filômetro, que informa o movimento em cada um dos pontos de vacinação.