Projeto promove experiência de visitar um museu sem sair de casa, em Manaus

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Divulgação - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

O Brasil possui mais de três mil museus espalhados por todo País, mas que ainda são poucos visitados pela população. Um levantamento feito com pessoas de diferentes regiões do País mostrou que apenas metade disse frequentar museus pelo menos uma vez ao ano. Para mostrar que esses espaços podem, além de cultura e conhecimento, ser uma opção de lazer, o projeto Legado na Comunidade: Programa Arte e Jovens nos Museus, chega a Manaus no próximo mês.

As atividades serão realizadas no formato totalmente online entre dezembro de 2021 e maio de 2022. Estudantes de 11 a 17 anos da rede pública de ensino da cidade podem conhecer as exposições virtuais gratuitas, guiadas por arte-educadores. A primeira visita está marcada para o dia 10 de dezembro. As inscrições devem ser feitas no site Programa Artes e Jovem no Museu. O programa também abrange capacitação para professores da rede pública, que serão convidados a participar de workshop sobre arte como ferramenta de ensino, a ser realizado no dia 9 de dezembro, das 16h às 17h.

Programação

No projeto, ainda que virtualmente, os estudantes poderão sentir a experiência de estar em um museu, assistir a diferentes exposições e participar de uma visita online. Em Manaus, as exposições terão como cenário virtual, com imagens em 3D, o Museu da Cidade (antigo Museu do Paço). O tema da primeira exposição que começa no dia 10 de dezembro é "Habilidades do Futuro – A coragem de ser quem somos", que vai mostrar as competências e aptidões mais demandadas em um futuro próximo, mais moderno e tecnológico. As outras duas mostras, já em 2022, vão abordar os temas "Fotógrafos da Natureza – Brasil" e "Empreendedoras do Século".

Cada exposição terá duração de dois meses. Após esse período, como legado para a comunidade local, a mostra continuará no ar e poderá ser acessada por toda a população. A expectativa é atender cerca de duas mil pessoas em Manaus. Além da capital amazonense, o projeto também será apresentado ao público de Joinville (SC) e Rio Claro (SP).

Projeto

Realizado pela Sustentabilidade e Cultura Produções, em parceria com a NTICS Projetos e patrocinado pela Whirlpool Corporation e, ainda, com apoio da Prefeitura de Manaus, a iniciativa pretende democratizar o acesso a programas culturais e incentivar as visitas presenciais a museus da cidade, especialmente após o período de isolamento social ocasionado pela pandemia da COVID-19.

"Acreditamos que a arte tem papel fundamental na valorização do patrimônio cultural local e no desenvolvimento da economia criativa. Infelizmente, o acesso a produtos culturais, como exposições em museus, por exemplo, ainda está longe da realidade da maior parte da população. Por isso, pensamos neste projeto como um meio para democratizar esse acesso e mostrar que a arte deve estar a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento", explica a especialista em Inovação e Sustentabilidade ESG da NTICS Projetos, Ana Carolina Xavier.