Evento em Manaus vai discutir perspectivas da chegada do 5G à indústria

Foto: Shutterstock - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Shutterstock - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

A chegada do 5G promete entregar muito mais do que uma internet de ultravelocidade, pois a tecnologia pode ser até 100 vezes mais rápida do que as conexões, sem contar que ainda possui baixa latência de processamento digital, que é um tempo mínimo de resposta para se realizar ações.

Entretanto, além de downloads mais rápidos, maior abrangência e melhoria nas conexões de internet em diversos aparelhos, o 5G ainda trará mudanças significativas atreladas à tecnologia e inovação de diversos mercados, principalmente em relação à indústria.

Com a chegada do 5G, o PIM (Polo Digital de Manaus), por exemplo, sendo a 3ª maior malha fabril do Brasil, terá a oportunidade de acelerar ainda mais o processo de inovação tecnológica e fomento da Indústria 4.0 na região Norte.

Respostas mais rápidas associadas à baixa latência empurram definitivamente o programa da Zona Franca de Manaus para a Quarta Revolução Industrial. Isso significa maior competitividade e expansão das tecnologias de informação e comunicação para diversas áreas, incluindo a Agroindústria e, principalmente, a Bioeconomia.

Nesse contexto, nesta sexta-feira (26), às 15h (horário de Manaus), a FPF Tech (Fundação Paulo Feitoza), em parceria com o portal Brasil Amazônia Agora, realiza o "Webinar 5G: Perspectivas e Ganhos para a Indústria", que visa debater sobre a chegada dessa tecnologia e os seus benefícios para a indústria local.

Segundo Alfredo Lopes, filósofo e escritor do portal Brasil Amazônia Agora, que será responsável pela mediação do evento, debater sobre a chegada do 5G é fundamental para desenvolver o ecossistema de inovação e tecnologia na região Norte, bem como trazer a indústria e outros atores do ramo para discutir as mudanças e novas perspectivas.

"Apoiar a indústria 4.0, agora com mais velocidade e latência do 5G, trará mudanças significativas, por isso, é muito importante debatermos sobre o futuro, englobando o desenvolvimento científico e de inovação tecnológica no PIM, e os avanços que o 5G pode trazer para a ZFM. Nesse contexto, com recursos de P&D, a FPF Tech é pioneira na qualificação dos jovens na Tecnologia da Informação e da Comunicação, premissas do empreendedorismo digital e inovador, portanto, a fundação torna-se uma parceria essencial para a realização desse webinar. Justamente porque é preciso envolver a indústria nessa jornada de utilização de novas ferramentas para a consolidação da indústria 4.0. CIEAM, FIEAM, Abraciclo e ELETROS também estarão conosco. Inscreva-se!", Lopes ressalta.

O Webinar será realizado através de uma videoconferência via Microsoft Teams e contará com a participação de convidados especialistas e gabaritados nesse assunto, sendo eles: Augusto Rocha — Diretor Adjunto da FIEAM; Roberto Garcia — Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech; e Sandro Breval — Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina.

De acordo com Roberto Garcia, Diretor de Projetos e Desenvolvimento de Negócios da FPF Tech, é muito importante preparar o ecossistema regional para as novas possibilidades que as redes 5G trarão para a indústria. "A FPF Tech está preparada para, junto com seus parceiros tecnológicos, a dar suporte diferenciado aos seus clientes no processo de transformação digital para esse novo ambiente industrial que a tecnologia 5G trará com a sua consolidação. Isso porque a Transformação Digital poderá ser alavancada com a disponibilidade de uma conectividade tão poderosa como a que as redes 5G irão oferecer. Para se ter uma ideia, as redes 5G funcionam como um habilitador da automação, robotização móvel, veículos autônomos, realidade aumentada, computação a bordo, aprendizado de máquina, gêmeo digital e outras aplicações. As possibilidades são as mais variadas possíveis e a FPF Tech está apta para ajudar as empresas a se adaptarem a essa nova realidade", finaliza.

Vale ressaltar que o "Webinar 5G: Perspectivas e Ganhos para a Indústria" conta também com o apoio do CIEAM e da FIEAM. Os interessados podem realizar as suas inscrições no site do Sympla.

Programação (Horário de Manaus)
• 15h às 15h05: Sobre o Webinar, com Alfredo Lopes
• 15h05 às 15h10: Apresentação dos convidados
• 15h10 às 15h46: Os expositores terão 12min cada para defender seu tema sugerido:
• 5G: Expansão de Suporte Digital na ZFM, com Roberto Garcia — FPF Tech
• 5G e ZFM: Riscos ou Oportunidades, com Augusto Rocha — FIEAM
• 5G: Impactos na Indústria 4.0, com Sandro Breval — UFAM
• 15h46 às 16h20: Debates e Perguntas
• 16h20: Encerramento — Agradecimentos e Considerações Finais