Aumento de quase 200% nos atendimentos de síndromes gripais é registrado em Manaus

Foto: Camila Batista/Semsa

Foto: Camila Batista/Semsa

Com o aumento no número de atendimentos relacionados a síndromes gripais, registrado na rede municipal de saúde, a Prefeitura de Manaus alerta para a import√Ęncia de a popula√ß√£o manter os cuidados, para evitar a transmiss√£o dos vírus que causam a Covid-19 e também as infec√ß√Ķes pelo vírus da influenza.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) mostram que, nos dois últimos meses, houve aumento de 186% dos casos de síndromes gripais registrados nas Unidades B√°sicas de Saúde (UBSs), por meio de Classifica√ß√£o Estatística Internacional de Doen√ßas e Problemas Relacionados com a Saúde (CID). De acordo com informa√ß√Ķes preliminares dos sistemas oficiais de informa√ß√£o, enquanto em novembro do ano passado, as unidades receberam 236 pessoas com sintomas gripais, em dezembro, foram 618.

Além do crescimento nos atendimentos, a Semsa registrou aumento no número de casos positivos de Covid-19, considerando os resultados do teste r√°pido (antígeno) oferecidos pela rede municipal. Nos últimos 14 dias do m√™s de dezembro, do total de testes realizados nas UBSs (2.497), 9%, ou seja, 226, tiveram resultado positivo. J√° no período de 3 a 10 de janeiro deste ano, do total de 2.122 testes, 24%, ou seja, 510, deram positivo.

A secret√°ria municipal de Saúde, Sh√°dia Fraxe, avalia que o aumento do número de casos pode estar relacionado a um possível relaxamento nos cuidados que evitam a dissemina√ß√£o das doen√ßas respiratórias agudas, somado às condi√ß√Ķes clim√°ticas deste período do ano, que favorecem a prolifera√ß√£o dos vírus.

"Precisamos manter o uso de m√°scara, a lavagem das m√£os com √°gua e sab√£o ou uso do √°lcool em gel e continuar com as medidas tradicionais, para evitar a aglomera√ß√£o de pessoas. Estamos no período chuvoso e embora os vírus circulem durante todo o ano, nesta fase as condi√ß√Ķes s√£o mais favor√°veis para a transmiss√£o", refor√ßa.

O diretor da UBS Carmem Nicolau, localizada no bairro Lago Azul, na zona Norte, Leandro da Silva Marques, reforça que desde os primeiros dias de janeiro houve aumento significativo na quantidade de pessoas que vêm procurando a unidade com sintomas gripais.

"As pessoas participaram de festas de família, confraterniza√ß√Ķes e eventos em dezembro e também ficaram mais relaxadas quanto àqueles cuidados para evitar o espalhamento dos vírus".

Segundo o diretor, também houve aumento nos testes positivos para Covid. Nesta segunda-feira, dia 10, na UBS, dos 136 exames coletados, 66 foram positivos para Covid e 70, negativos.

"Percebemos que os casos n√£o est√£o sendo graves, como vivenciamos nesse mesmo período do ano passado, mas fica o recado: continuem usando m√°scara e protegendo-se porque a pandemia ainda n√£o acabou".

Covid-19

Embora os sintomas iniciais das síndromes gripais sejam parecidos com os da Covid-19, o diagnóstico é diferenciado. A rede municipal concentra seus esfor√ßos para a identifica√ß√£o de casos de Covid com a realiza√ß√£o de testes em 51 UBSs.

De acordo com a secret√°ria Sh√°dia Fraxe, esta é uma medida fundamental para evitar a sobrecarga de unidades hospitalares, uma vez que, quando tratada no início, as chances de a infec√ß√£o pelo Sars-cov-2 evoluir s√£o reduzidas.

Sh√°dia orienta que, ao sentir sintomas gripais, como febre, dor de cabe√ßa, tosse, coriza e dor no corpo, é importante que o usu√°rio realize o teste r√°pido em um dos estabelecimentos de saúde que ofertam esse servi√ßo no município. A lista dessas unidades pode ser conferida no link https://bit.ly/ubscovidmanaus.
A secret√°ria destaca que a primeira preocupa√ß√£o do profissional de saúde é identificar se o usu√°rio est√° com Covid, para ter um norte acerca do tratamento a ser desenvolvido. Se o teste der negativo para a infec√ß√£o pelo coronavírus, a terap√™utica é modificada e se o estado do paciente exigir cuidados especializados, é feito o encaminhamento para unidades de média e alta complexidades.

"É importante frisar que o paciente deve procurar as unidades b√°sicas aos primeiros sintomas, para evitar o agravamento de casos e a necessidade de atendimento de urg√™ncia, feito apenas pela rede estadual".