Chá de alho cura a gripe? Conheça os benefícios

Foto: Shutterstock - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Shutterstock - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Quase todo mundo tem uma receita milagrosa para curar gripe, e entre elas tem um dica dos mais velhos, que é o famoso ch√° de alho. Mas ser√° que essa receita cura mesmo? De acordo com relatos de especialistas, a resposta é n√£o. O alimento em infus√£o, n√£o é capaz de combater sozinho o vírus da gripe, mas pode amenizar os sintomas.

Ainda de acordo com a publica√ß√£o, mesmo o ch√° de alho n√£o tendo resultados terap√™uticos, o alimento tem a√ß√£o antibacteriana e anti-inflamatória se consumido diariamente traz diversos benefícios para a saúde.

Age como antibiótico natural

Um dos seus maiores benefícios, entretanto, est√° vinculado a uma subst√Ęncia chamada de alicina. Essa subst√Ęncia, respons√°vel pelo cheiro característico, atua como um antibiótico natural, bastante eficiente no combate aos micróbios e bactérias.

Otimiza o funcionamento do coração

O alimento ajuda a controlar e reduzir os níveis de colesterol ruim, além de bloquear a coagula√ß√£o das plaquetas do sangue e diminuir a rigidez dos vasos sanguíneos. Mais um benefício do alho é que ele age como antioxidante e vasodilatador, o que contribui para a boa circula√ß√£o sanguínea.

Diminui inchaço

Como melhora o fluxo sanguíneo, as propriedades do alho também contribuem para a diminui√ß√£o do incha√ßo, j√° que melhora o fluxo hídrico.

Evita tosse e combate pneumonia

O alho possui uma forte a√ß√£o expectorante, antibacteriana e antiviral, ajudando a combater resfriados, gripes e seus sintomas, como tosse e espirros. Outro benefício do alimento est√° relacionado ao combate à infec√ß√Ķes nos canais respiratórios.

Ajuda no controle glicêmico

O alho possui um efeito hipoglicemiante, ou seja, ele ajuda na redu√ß√£o do a√ßúcar no sangue. O alimento é capaz de estimular o p√Ęncreas a produzir mais insulina, ajudando no tratamento do diabetes tipo 2.

Ameniza a TPM

Como é antioxidante, o alho auxilia na elimina√ß√£o de subst√Ęncias nocivas e causadoras da dor de cabe√ßa, na regi√£o lombar e nas mamas, quadros que aparecem especialmente durante a tens√£o pré-menstrual.

Alivia dor nas costas

Por seu uma alimento com forte potencial anti-inflamatório, o alho pode ser usado para prevenir e reduzir dores nas costas.

Inibe apetite

O cheiro do alho estimula o organismo a liberar uma subst√Ęncia chamada de leptina, respons√°vel pela sensa√ß√£o de saciedade.

Acelera o organismo

O alho é um alimento termog√™nico, ou seja, aumenta a temperatura corporal e incentiva a atua√ß√£o do metabolismo.