Mudança de ventos de massa polar causa friagem em Manaus

Foto: Murilo Rodrigues | ATUAL - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Murilo Rodrigues | ATUAL - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Manaus amanheceu com temperatura mínima de 23º nesta quinta-feira (19), segundo o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). A estimativa de máxima é de 30º. Para sexta-feira (20), o Inpe também estima a mínima em 23º e a máxima em 29º. O Clima Tempo também registra 23º na manhã desta quinta na capital, com umidade de 83%.

Rajadas de ventos proporcionam o fenômeno conhecido por "friagem" na capital, efeito da queda de temperatura nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A frente fria foi causada pela tempestade subtropical Yakecan que se espalhou pelo país atingindo também o Acre e Rondônia.

Segundo o Clima Tempo, "pancadas" de chuva e períodos de sol devem ocorrer durante o dia por quase todo o Nordeste, no norte do Tocantins, no centro e norte do Pará, no Amapá, no norte do Amazonas e norte de Roraima.

Inicialmente, os meteorologistas estimavam que a onda de frio atingiria apenas o sul do Amazonas, mas a baixa temperatura chegou a Manaus. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a "friagem" deve durar dois dias. É que a massa de ar que derruba a temperatura custa a se dissipar devido à mudança na direção dos ventos causado pelo La Niña.