Em Manaus, 142 mil crianças tomaram apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid

Foto: Divulgação | Semcom - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Foto: Divulgação | Semcom - Nenhuma violação de direitos autorais pretendida

Em Manaus, 142,6 mil crianças de 5 a 11 anos tomaram apenas a 1ª dose da vacina contra a Covid. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), que coordena a campanha de imunização contra a doença na cidade.

Segundo o órgão, o número representa pouco mais da metade do público estimado de crianças nessa faixa etária, que é de 260,7 mil. Já o número de crianças que receberam as duas doses da vacina é de 73,5 mil. Os números, considerados baixos, acenderam um alerta na Semsa. De acordo com o secretário Djalma Coelho, os responsáveis precisam se conscientizar.

"Peço que os adultos que já podem receber as doses de reforço completem seu esquema e que os pais se preocupem com a proteção de seus filhos e levem os adolescentes e as crianças para concluir a vacinação", pediu o secretário.

Segundo a Prefeitura de Manaus, crianças de 3 a 11 anos estão liberadas, até o momento, para receber apenas duas doses da vacina contra a Covid-19, sendo que as de 3 e 4 anos podem receber apenas CoronaVac e as de 5 em diante, tanto a CoronaVac quanto a Pfizer pediátrica.

Os adolescentes de 12 a 17 anos devem receber três doses de vacina e todas as pessoas com 18 anos ou mais, quatro doses, com intervalo mínimo de quatro meses.